Powered By Blogger

Tuesday 25 June 2013

E OS EMPRESARIOS O QUE PENSAM??????



Neste debate sobre as manifestacoes, gostaria de acrescentar como ex Presidente da FIEMG, Federacao das industrias de Minas Gerais (mais  detalhes sobre a historia da entidade no livro Os senhores das Gerais da Heloisa Starling )mas orinundo do DCP UFMG, a pergunta:e os empresarios, pequenos,grandes, liderancas ou não, o que dizem disso?

Na área  de transporte, são os empresários privados que dominam, que fazem as tarifas e planilhas. Eles tem bancadas fortes em todas as camaras legislativas no pais e são principais financiadores das campanhas políticas. Eles elegem prefeitos. Nunca consegui ver uma planilha ou durante meus sete anos na presidência da FIEMG discutir com os empresários do setor como melhorar o transporte ou ver uma planilha para dar ou não apoio a suas reinvidicacoes.

Não vi nenhum pronunciamento das chamadas lideranças empresarias. O movimento ou movimentos tem profundas consequências econômicas.Nao so pelos prejuízos provocados pela fúria, mas pelas consequencias financeiras e econômicas no sentido tanto amplo como restrito. Enquanto seus gerentes, operários protestam, os acionistas e dirigentes  das empresas acham o que? Sera que estão conscientes de mudança frontal que esta acontecendo?
E mais: as acusações de corrupção estão dirigidas só ao governo, aos políticos ou também ao empresariado, parceiro inalienável da situação que se coloca perante a nação pela a maioria não mais silenciosa?   
No Brasil temos uma parcela preponderante do empresariado pertencente a classe de lumpenempresariat,pequenos,nano empresários, informais, vivendo de isenções e favores de pequena corrupção como a ex chacrete vendendo cachorro quente na mais nova novela da Globo.Eles estão agora que tem Ministro de pequena empresa alinhados com o governo?Provavelmente o novo Ministro faz para eles a parte do pacote de protesto na rua.A mobilidade social desta classe social e quase nula.   

No comments:

Post a Comment