Powered By Blogger

Monday 13 August 2012

Do mensalao no mundo


Do mensalão no mundo

Em um debate recente na universidade de Stellenbosch, na África do Sul, o caso do mensalão brasileiro e seu julgamento não  deixaram de ser mencionados. Como a notícia sobre Big monthly bribe dance, a grande dança de corrupção, não escapou a nenhum veículo jornalístico do mundo. Falando do Brasil hoje, fala-se no processo em curso no STF. A  transmissão ao vivo via internet encurtou a distância e aumentou o interesse.

Porque tanto interesse no mundo nesse processo?Primeiro porque  o ex-Presidente Lula,nomeado em título de um jornal britânico há tempos, referindo se ao processo, Lula e os 40 ladrões, é um dos lideres políticos mais respeitados do mundo.Os fatos aconteceram durante o primeiro governo dele. A comunidade internacional, que carece de líderes verdadeiros, respeitados, que lutam contra ditadores, teme que um dos ícones da democracia possa  estar manchado.

O segundo item dessa história é que a maneira como se combate a corrupção política no Brasil pode ser um exemplo para outros países. O Brasil não é um país qualquer. Tem tamanho geográfico e estatura política e econômica. Além de fazer parte de importantes grupos econômicos como G20,BRICS, etc. será sem dúvida um dos líderes mundiais neste século.O que acontece no Brasil interessa ao mundo e vai interessar cada vez mais. Se não for por nenhuma outra razão, pelo menos porque aqui há bilhões de dólares de investimentos estrangeiros. E se há corrupção no sistema político,imagine como deve ser no outros sub sistemas econômicos.

Muitos dizem que há corrupção maior em outros países, portanto no Brasil não importa muito.É verdade.Os sistemas políticos e empresariais no mundo inteiro estão impregnados de praticas ilegais.Talvez nesse campeonato o Brasil realmente não seja um dos finalistas.Todo dia surgem essas noticias e alguns escândalos ficaram nas história. Há países que punem rigorosamente a corrupção em casa, estão colocados no topo dos índices de transparência internacional, mas  não  se incomodam corromper no exterior para vender seus produtos. Nesse caso, os Estados Unidos, ao contrario da Finlândia, têm uma legislação bem rigorosa.

O que mais importa é que, quando descoberta, a corrupção, seja julgada. No Brasil estão descobrindo muitos casos e muitos casos são julgados. São poucos os países que demitiram um presidente por corrupção.Ou que cassaram seus parlamentares e que demitem ministros e funcionários por atos de corrupção.Mesmo que para os brasileiros a percepção é que tudo termina em pizza, algo intraduzível para estrangeiros,para eles há um processo em curso que demonstra que Brasil combate as corrupção, que a sociedade brasileira reage.Que a corrupção não é aceitável.

O resultado final do julgamento em curso, mostrará à opinião pública internacional se o Brasil esta ou não a caminho de uma democracia que leva as desenvolvimento social justo e equilibrado.Terminando em pizza, será dado um claro sinal de que é um país que tolera a corrupção. Enterra também a possibilidade de ser um grande país do século 21. Será um como outro qualquer, que tem corrupção mas aceita isso como parte de sua cultura, achando tudo normal.

Stefan  B.Salej
9.8.2012.

 

1 comment:

  1. Lamentavelmente Stefan, a crise do mundo vem da falta de Caráter.

    O Mundo Evolui muito em Ciências e Tecnologias, mas o respeito ao ser humano acabou.

    Agora resta esperar o fundo do poço para inicio de uma grande mudança comportamental.

    Abraço,
    Calixto.

    ReplyDelete